LARISSA ARRUDA, DE BRASÍLIA
Os vereadores Herculano Borges (Republicanos) e Papy (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, entregaram placa com moção de congratulação ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos) por presidir a Câmara dos Deputados.
“Entreguei hoje ao Deputado do meu partido @republicanos10 @hugomottapb, presidente da @camaradeputados congratulações por sua posse na condução do legislativo federal”, escreveu Herculano Borges em suas redes sociais.
Em comentário na publicação, Papy elogia a atitude de Herculano: “Parabéns, Herco! Golaço!”.
A homenagem, contudo, não foi bem-recebida por eleitores campo-grandenses. O MS em Brasília recebeu diversas manifestações de partidários da direita contrários à moção. Isso porque Hugo Motta tem resistido a colocar em pauta o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
De acordo com Herculano, em conjunto com o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política e o Conselho de Pastores do Brasil, ele e Papy pediram informações sobre o projeto de lei da anistia. Segundo o vereador, o objetivo é “corrigir às penas desproporcionais aplicadas aos manifestantes de 8 de janeiro”.
A homenagem, contudo, não foi bem-recebida por eleitores campo-grandenses
Ocorre que o presidente da Câmara teria feito acordo com o presidente Lula e o Supremo Tribunal Federal para evitar a aprovação do texto, que beneficiaria também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O líder da direita foi condenado apenas por ter criticado o sistema de urna eletrônica do país, durante reunião em 2022 com embaixadores.