BRUNNA SALVINO, DE CAMPO GRANDE
Apesar de Mato Grosso do Sul ter a quinta menor taxa de desemprego do país, Mato Grosso do Sul quer reduzir ainda mais esse índice. Com esse objetivo, o governador Eduardo Riedel (PSDB) lançou ontem (30), em Campo Grande, o “MS Qualifica Digital”, plataforma que integra qualificação profissional e capacidade de a massa de trabalhadores preencher vagas no mercado de trabalho.
Além de uma das menores taxas de desemprego, Mato Grosso do Sul apresenta nível de ocupação acima de 60%, e rendimento médio de R$ 3.504, acima da média nacional, que é R$ 3.346.
“Mato Grosso do Sul tem uma das cinco menores taxas de desocupação do Brasil. Essa tecnologia é um instrumento para conexão entre a oportunidade, a vaga, e aquele que precisa de trabalho. E como foi mostrado, não só a conexão, mas a qualificação. O aplicativo também é um instrumento de qualificação e aí entram os parceiros, o Sistema S, a indústria”, apontou o governador.

De acordo com o governo, o MS Digital é um ambiente inteligente, gratuito e 100% digital, criado para facilitar o acesso de trabalhadores, empresas e instituições de ensino a novas oportunidades de capacitação e contratação no Estado. O serviço está disponível no site msqualifica.ms.gov.br e pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS).
“Mato Grosso do Sul tem uma das cinco menores taxas de desocupação do Brasil. Essa tecnologia é um instrumento para conexão entre a oportunidade, a vaga, e aquele que precisa de trabalho” — Governador Eduardo Riedel
“Junto com o Voucher Desenvolvedor, este é um programa que dá resultados e mostra que quando a gente para a demanda, conseguimos conectar melhor as empresas e as pessoas que buscam o mercado de trabalho”, acrescentou o secretário Jaime Verruck (Semadesc).

Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez destaca a importância de o Estado colocar todos os meios de informações disponíveis aos cidadãos, de tal forma que eles não percam oportunidades de se qualificar, buscando se credenciar a um emprego de bom nível salarial para melhorar a qualidade de vida dele e da família.
“Temos vagas disponíveis, cada qual com suas exigências. Paralelamente, oferecemos oportunidades para que o trabalhador se prepare melhor para o mercado de trabalho. Estamos oferecendo condições para que toda vaga disponível seja ocupada por trabalhador qualificado”, argumenta. “Essa é a ideia”.
“Junto com o Voucher Desenvolvedor, este é um programa que dá resultados” — Secretário Jaime Verruck
O acesso à ferramenta se dá por meio da conta gov.br, com navegação simples e inclusiva, permitindo que todos utilizem suas funcionalidades — independentemente do nível de familiaridade com tecnologia.
“Sempre existiu a qualificação profissional. No entanto, era feita desconectada do desenvolvimento econômico. A mudança nesse governo, foi mapear a demanda do setor produtivo, e criar programas e projetos que atendessem a empregabilidade, o que o empregador necessita”, disse a diretora-presidente da Fundação do Trabalho, Marina Dobashi.

De acordo com o governo, o MS Qualifica Digital é voltado para trabalhadores que desejam se capacitar ou encontrar vagas de emprego, empresas que precisam divulgar oportunidades e contratar profissionais qualificados e ainda instituições de ensino que oferecem cursos de capacitação profissional. A plataforma integra dados com a Funtrab, ampliando ainda mais o alcance de currículos, vagas e cursos para todos os usuários.
“Estamos oferecendo condições para que toda vaga disponível seja ocupada por trabalhador qualificado” — Secretário Rodrigo Perez
O governador afirmou ainda que o Estado tem dado respostas efetivas às necessidades da população, especialmente em relação a emprego e à capacitação, com impacto na situação social das famílias.
“A gente tem feito com que a demanda não fique sem resposta para as pessoas que precisam e querem trabalhar. E a consequência direta disso é no social. Nós temos diminuído ano a ano o apoio social porque a pessoa consegue emprego. Para nós é o melhor programa social que existe, emprego, renda, dignidade, fruto desse esforço que privado e público tem feito no casamento dessas oportunidades com as pessoas que precisam”, concluiu.
Com informações da Secretaria-Executiva de Comunicação de MS